domingo, 14 de novembro de 2010

O Romantismo e a Cultura Gótica


O Romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que perdurou por grande parte do século XIX.

Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo que marcou o período neoclássico e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa.

Inicialmente apenas uma atitude, um estado de espírito, o Romantismo toma mais tarde a forma de um movimento e o espírito romântico passa a designar toda uma visão de mundo centrada no indivíduo. Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e desejos de escapismo. Se o século XVIII foi marcado pela objetividade, pelo Iluminismo e pela razão, o início do século XIX seria marcado pelo lirismo, pela subjetividade, pela emoção e pelo eu.

O termo romântico refere-se, assim, ao movimento estético ou, em um sentido mais lato, à tendência idealista ou poética de alguém que carece de sentido objetivo.

O romantismo pode ser dividido em três gerações:

  • 1ºgeração — As características centrais do romantismo viriam a ser o lirismo, o subjetivismo, o sonho de um lado, o exagero, a busca pelo exótico e pelo inóspito de outro. Também destacam-se o nacionalismo, presente da colectânea de textos e documentos de caráter fundacional e que remetam para o nascimento de uma nação, fato atribuído à época medieval, a idealização do mundo e da mulher e a depressão por essa mesma idealização não se materializar, assim como a fuga da realidade e o escapismo. A mulher era uma musa, ela era amada e desejada mas não era tocada.
  • 2ºgeração — Eventualmente também serão notados o pessimismo e um certo gosto pela morte, religiosidade e naturalismo. A mulher era alcançada mas a felicidade não era atingida.
  • 3ºgeração — Seria a fase de transição para outra corrente literária, o realismo, a qual denuncia os vícios e males da sociedade, mesmo que o faça de forma enfatizada e irónica (vide Eça de Queiróz), com o intuito de pôr a descoberto realidades desconhecidas que revelam fragilidades. A mulher era idealizada e acessível.


Viu a importância do Romantismo para a cultura gótica? Todos os fundamentos encontra-se na denominada 2ª geração do romantismo, o que está dando frutos até hoje, em música, poesia e imagens. É importante conhecer dados daquilo que se adota como estilo, assim haverá sempre argumento quando alguém se contrapor... Titia Shadow's Angel tem andado inspirada e de brinde segues dois poemas para vocês!

Bjsssssssssssssssssssssssss

Receita de Amor - Um poema meu...

“ Se quero a ti, tens que ter aconchego...

Tens que me dar atenção!

Tens que estar a meus pés...

Mas tens que ter opinião e, também,

Saber dizer não...

Tem que ser homem e menino com jeito,

ter sensualidade, fervor, paixão...

Se quero o amor,

quero com a intensidade de uma onda

que quebra no rochedo ...

Maremoto feroz, ventos de furacão...

Amor que dorme como as águas de uma lagoa

Não aquece sequer a alma, que dirá o coração...”

( Receita de Amor by Shadow’s Angel )

Nov,14/2010

Ata-me ( outro poema meu... )


“Luna, lua, aluna...

Na rua a lua é tua...

Linda, ninfa, nua...

Brilho da alma tua...

Quem te quer, por medo, às vezes recua

Da força que há em teu olhar, desejo perdura

E do toque de tuas mãos, existe força e candura...

Semblante de Adônis, dono de bela figura

Vem caçar-me, ata-me, leva--me a loucura...”

( Ata-me by Shadow’s Angel )

Nov, 14/2010

terça-feira, 2 de novembro de 2010

A tradição de Finados


Milhões de pessoas em todo o mundo guardam o dia 2 de novembro para render suas homenagens aos mortos.

A celebração da data tem origem na Igreja Católica, mas os celtas tinham em seu calendário uma festa conhecida como Samhain, em que eram rendidas homenagens aos vivos e também às pessoas que já se foram.


Surgida de um encontro entre a cultura celta e o cristianismo, a prática de celebrar os finados é comum desde o século I depois de Cristo, quando os cristãos já rezavam pelos entes queridos falecidos e costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para orar pelos que faleceram sem martírio.


No século IV, a memória dos mortos passou a ser celebrada nas missas e, a partir do século V, a Igreja Católica começou a dedicar um dia por ano para render homenagens a todos os finados.


O dia 2 de novembro passou a ser atribuído às celebrações dos finados a partir do século XIII, logo após a festa de "Todos os Santos", comemorada no dia 1º de novembro, para celebrar todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. Já o "Dia de Todos os Mortos" celebra aqueles que morreram e não são lembrados na oração.


As comemorações no Brasil estão inter-relacionadas com a Igreja Católica, sendo marcada por peregrinações aos cemitérios, onde as pessoas rendem homenagens póstumas a seus entes queridos.
No dia de Finados, as pessoas costumam enfeitar os túmulos de amigos e familiares com flores, além de acenderem velas e participarem de missas em memória daqueles que já se foram.

A data é considerada um dia muito triste, em que as pessoas voltam a sofrer a dor da perda, devido à saudade dos entes queridos.


Alguns significados:

- Os crisântemos representam o sol e a chuva, a vida e a morte e, por serem flores mais resistentes, são muito usadas nos velórios.

- As velas significam a luz dos falecidos e tudo aquilo de bom que deixaram para quem ficou.


Comemorações em outros países
:

No México, o Dia de Finados ganha um destaque especial, porque é comemorado com uma festa que conta com grande participação popular, atraindo também um grande número de turistas.


Os mexicanos também comemoram a data hoje, mas encaram a morte de uma maneira diferente. Eles costumam fazer festas para zombar da morte, por acreditarem que as almas podem visitar seus parentes. Por esse motivo, o povo do México costuma construir altares em casa, que são enfeitados com flores, caveiras em papel maché, além de oferendas e retratos dos mortos.

O culto aos mortos está presente em quase todas as religiões e pode ser comprovado em registros datados da pré-história.

Em países budistas, por exemplo, os mortos são homenageados com procissões, músicas e desfiles de máscara - como é o caso da Tailândia. Já no Japão, os finados são lembrados com oferendas de arroz e algas - que servem como alimento para as almas.


Protestantes e evangélicos
:

Os cristãos protestantes e evangélicos dizem que a doutrina da Igreja Católica, que recomenda a oração pelos falecidos, não tem fundamento bíblico. Na visão deles, a Bíblia diz que a salvação de uma pessoa depende única e exclusivamente da sua fé, na graça salvadora de Jesus Cristo. Por isso, os protestantes e evangélicos observam o dia de Finados apenas para lembrar de coisas boas que os antepassados deixaram e entendem que todos devem ser cuidados enquanto estão vivos.

- Fontes de informação: Wikipedia e site Brasil Escola.

O Santo Graal

O Santo Graal terá sido o cálice em que Jesus bebeu na última ceia, e no qual José de Arimateia teria recolhido o sangue de Cristo proveniente da ferida do lado provocada pela lança do centurião romano, (..."ao chegarem junto de Jesus, vendo-O já morto, não Lhe quebraram as pernas, mas um dos soldados perfurou-Lhe o lado com uma lança e logo saiu sangue e água". - João 19:33-34) ficando o cálice à sua guarda.

Tal cálice supunha-se ter poderes miraculosos de cura e regeneração, o que deu origem a diversas histórias e lendas de cavaleiros em busca do Santo Graal.

José de Arimateia é descoberto pelos Judeus e preso numa cela sem janelas onde todos os dias uma pomba se materializava deixando-lhe uma hóstia, seu único alimento e graças ao qual sobrevive. Durante todo este tempo conseguiu manter sempre o Graal consigo.
Ao ser libertado José de Arimateia viaja para Inglaterra com um grupo de seguidores funda a Segunda Mesa da Última Ceia e ergue a sua igreja com palha e barro onde terá colocado o Santo Graal.

Após a morte de José de Arimateia, o Santo Graal terá ficado à guarda do genro deste que o levou para Espanha.

Efetivamente para muitos, o cálice de ágata que está na igreja de Valência na Espanha, é o que serviu Cristo na última ceia. Porém a peça parece datar do sec. XIV.

A Igreja Católica não dá no entanto mais do que um valor simbólico ao cálice e acredita que as histórias do Graal não passam de literatura medieval, apesar de aceitar que algumas personagens tenham existido.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O Retorno


Hello
Hellooooooooo!
Titia Shadow voltou!
Com a proximidade dos festejos do Halloween, estou trazendo um poema meu...
Esse blog está um pouquinho parado, então, vamos movimentá-lo com ou sem o Highlander!
Trarei algumas novidadesssssssssssssssss
Bjsssssssssssssssssssssss

terça-feira, 2 de março de 2010

O Rock Gótico



O rock gótico fundamenta-se à partir de 1989 mas suas origens são um pouco mais antigas.

Nos anos de 1977-1979 que este estilo entrou para a cena do rock mundial definitivamente e conquistou seu espaço deforma gradual e evolutiva. O rock gótico está literalmente ligado a cultura gótica, e no quesito musical, umas das inspirações deste gênero de rock, veio principalmente da atmosfera decadentista pós-punk que originaram o movimento dark com um ritmo mais agradável aos ouvidos eletras para pensar.

Os que eram anteriormente denominados como darks, introduziram ao punk rock notas musicais melódicas, sintetizadores, teclados e muita tecnologia, criando e fazendo uma verdadeira releitura musical do que havia até então.

As letras das músicas darks costumavam ser muito bem trabalhadas, tratando principalmente de temas como amores platônicos, loucuras da mente, viagens ácidas de alucinógenas, e muitas vezes são baseadas e citam poetas franceses, dentre eles, um dos principais é Baudelaire. Quando surgiu o rock gótico propriamente dito, ele foi considerado polêmico e sombrio, pela abordagem de temas polêmicos como o diabo, o ocultismo, drogas, e sociedade alternativa numa forma direta.

A preocupação com a ambientação, o clima de pavor e uma atmosfera sufocante eram algumas das características deste gênero musical, que foi fortemente influenciado por David Bowie ( que não pertencia a outra corrente que não o rock pop ), sendo que o Bauhaus foi verdadeiramente a primeira banda pioneira do estilo, ainda vinculada ao movimento dark.

Em suas características físicas, a ausência de cores e o inconformismo vinham da desconfiança no futuro, graças ao período nuclear da guerra fria, da cortina de ferro e de crise econômica que assolava a Europa.

Este inconformismo com o meio social foi uma característica dark incorporada ao atual movimento gótico, que na moda ou na música, traduz uma tendência para a depressão e a claustrofobia.

Um expoente tão importante quanto David Bowie e a banda Bauhaus para o rock que viria a ser mais tarde denominado rock gótico, foi a banda Joy Division, sendo que um dos marcos iniciais para a evolução deste tipo, foi o suicídio de Ian Curtis, o vocalista do Joy Division, idolatrado até hoje pelos góticos. As letras depressivas das músicas do Joy Division, que mostravam a angústia de quem as escrevia, foram importantes influências para as bandas góticas que surgiram e para as que começavam a surgir e consolidar o cenário gótico no meio musical.

Impossível esquecer, que no nascedouro The Sisters of Mercy, The Cure, The Smiths dentre outras foram de fundamental importância para que o estilo se firmasse com a atual denominação que conhecemos.

Fonte:

Conclusões e vivência do período acrecido do site

http://www.portaldorock.com.br/estilosgoticodark.htm

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A importância de Álvarez de Azevedo



Alguns escritores do Romantismo se posicionaram contra os valores racionalistas e materialistas da sociedade burguesa, se identificaram com um ambiente satânico, misterioso, de morte, sonho e loucura, criaram então uma literatura fantasiosa. Trata-se da literatura de tradição gótica.

Álvares de Azevedo introduziu na literatura brasileira elementos da tradição gótica, como a morte, o ambiente noturno, o amor, o vampirismo. Essa produção rompe com os valores da sociedade, pois apresenta um caráter marginal.
Há outros escritores que tiveram ligações com essa tendência, na Europa, Charles Baudelaire e Mallarmé, nos Estados Unidos, Edgar Allan Poe e no Brasil, Cruz e Sousa, Alphonsus de Guimaraens e Augusto dos Anjos.

As obras Noite na taverna (contos) e Macário (peça teatral) representam a produção gótico-romântica em prosa; ambas de Álvares de Azevedo.

UMA POESIA DO MESTRE:

Adeus, Meus Sonhos! (Álvares de Azevedo)

Adeus, meus sonhos, eu pranteio e morro!
Não levo da existência uma saudade!
E tanta vida que meu peito enchia
Morreu na minha triste mocidade!
Misérrimo! Votei meus pobres dias
À sina doida de um amor sem fruto,
E minh'alma na treva agora dorme
Como um olhar que a morte envolve em luto.
Que me resta, meu Deus?
Morra comigo
A estrela de meus cândidos amores,
Já não vejo no meu peito morto
Um punhado sequer de murchas flores!


Fontes:


http://www.brasilescola.com/literatura/a-literatura-tradicao-gotica.htm
e
http://www.aindamelhor.com/poesia/poesias07-alvares-azevedo.php

sábado, 23 de janeiro de 2010

Porfíria

Porfíria - Uma tese para a lenda do vampiro

Cientista e médico dermatologista belgo, Jean Goens foi o autor da tese baseada na seguinte frase:

"FATOS REAIS FORAM AUMENTADOS E DEFORMADOS PELA IMAGINAÇÃO POPULAR ATÉ SE TRANSFORMAREM EM LENDAS SINISTRAS".

Ele comprovou que esses seres monstruosos na verdade sofrem de uma doença denominada de PORFIRIA .

PORFIRIA segundo Goens é um desarranjo na síntese dos corantes vermelhos do sangue, e distúrbios mentais em que as pessoas passam a agir como animais e a ter comportamentos suspeitos, como busca do isolamento.

De acordo com outro pesquisador da doença, o professor da Escola Paulista de medicina de São Paulo o Sr. Kerbaury que durante 30 anos de medicina viu somente 06 casos da doença.

Ele completou o conceito de Goens: a PORFIRIA é um distúrbio na síntese do heme, um dos componentes da hemoglobina, responsável pela cor vermelha do sangue. O heme é formado por uma reação encadeada, onde há a participação de várias enzimas. Quando essa reação é interrompida aumentando ou diminuindo a produção de uma das enzimas do nosso organismo, surgindo então a doença.

CARACTERÍSTICAS
:
doença hereditária
oriunda geralmente de casamentos consanguineos
palidez extrema
lábios muito vermelhos
pele sensível ao sol
aumento da produção de pêlos
saliva e urina vermelhas
dentes deformados
mau hálito
lábios contraídos com os caninos expostos permanentemente
distúrbios nervosos
comportamento maníaco
crises oriundas da ingestão de alho, bebidas alcoólicas, analgésicos etc

TIPOS
:
Os tipos existentes são os mais variados. Um dos mais importantes é a PORPHYRIA CUTÂNEA TARDA que é a mais relacionada às histórias dos vampiros; tanto pode ser genética como pode ser resultado de uma cirrose hepática.

TRATAMENTO
:
O tratamento mais comum para a PORFIRIA é o controle por parte de médicos especializados dos sintomas, principalmente os nervosos, proibindo o consumo das substâncias que desencadeiam as crises. Outro tipo de tratamento é a sangria. Retirada de sangue do paciente em quantidades controladas. A sangria era realizada com muita frequência nos povos antigos, como por exemplo na famílias nobres dos Balcãs que compensavam esta retirada de sangue matando seus animais e chupando o sangue dos mesmos. Isto acontecia também nas tribos africanas.

FONTE:
http://educar.sc.usp.br/licenciatura/98/vampiros.html

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

LUA AZUL / Blue moon...

De acordo com alguns historiadores, o nome Lua Azul foi criado no século XVI, por algumas pessoas que ao observar a Lua, a viam azulada. Outras, no entanto, a percebiam cinza. Muitas discussões ocorreram até concluir-se que era impossível a Lua ser azul. Esse fato criou uma espécie de expressão lingüística, e "Lua Azul" passou a ser sinônimo de algo impossível ou difícil.

O primeiro registro sobre Lua Azul que se tem é de um panfleto escrito na língua inglesa que dizia assim :"If they say the moon is blue, we must believe that it is true". Algo como "Se eles dizem que a lua é azul, nós devemos acreditar que isso é real".


Historicamente, a lua azul era a terceira lua cheia que acontecia em um quarto do ano que houvesse quatro Luas Cheias. Normalmente, um quarto do ano tem 3 Luas Cheias. Sendo esses quartos de ano iniciados entre os dias 20 e 21 ou 21 e 22 de março, devido aos anos bissextos coincidente com a data de equinócio, que dão origem a estações do ano.

Um erro de publicação em época mais recente (1946) fez-se entender que a lua azul seria a segunda lua cheia que acontece-se em um mesmo mês. E mesmo depois de descoberto o erro, como é mais fácil de se entender essa definição do que a outra mais complicada, ficou mais difundida entre a população a segunda teoria. Vamos a ela:
“ O termo lua azul se refere comumente à segunda Lua Cheia que ocorre num mesmo mês. A freqüência de acontecimento, é de 1 vez a cada 2 anos ou 3 anos.”

INFLUÊNCIA DA ZONA DO TEMPO:

A Lua Cheia acontece simultaneamente para todos os países, mas nem o horário nem a data são iguais. Por exemplo: uma noite do dia 31 de agosto na Europa já é manhã do dia 1 de setembro na Nova Zelândia. Então se acontecesse uma Lua Azul no dia 31 de agosto para um país na Europa , não seria Lua Azul no dia primeiro na Nova Zelândia, que iria ocorrer no final do mês de setembro.


CURIOSIDADE:
As últimas luas azuis ocorreram em 31/05/2007 e ontem, 31/12/2009.

MSITICISMO:
É um momento fantástico para trabalhar o eu interior, a religiosidade, a intuição e potencializar os poderes psíquicos. Favorece ainda a prosperidade e a abundância como um todo. A Lua exerce incrível influência sobre nós uma vez que nosso corpo é constituído 70% de água e, essa influência atua no corpo emocional.Para comunhão com as forças do Universo, seguem 4 rituais para serem celebrados nesse dia:
MANDALA COM VELAS
BÊNÇÃOS PARA A PROSPERIDADE
BÊNÇÃOS PARA O AMOR
RITUAL EM GRUPO
No final do ritual a maçã deve ser colocada num vaso com flores naturais ou num jardim. Os pedidos queimados e as cinzas sopradas ao vento.


Fontes:
Wikipédia
e
http://somostodosum.ig.com.br