sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

LUA AZUL / Blue moon...

De acordo com alguns historiadores, o nome Lua Azul foi criado no século XVI, por algumas pessoas que ao observar a Lua, a viam azulada. Outras, no entanto, a percebiam cinza. Muitas discussões ocorreram até concluir-se que era impossível a Lua ser azul. Esse fato criou uma espécie de expressão lingüística, e "Lua Azul" passou a ser sinônimo de algo impossível ou difícil.

O primeiro registro sobre Lua Azul que se tem é de um panfleto escrito na língua inglesa que dizia assim :"If they say the moon is blue, we must believe that it is true". Algo como "Se eles dizem que a lua é azul, nós devemos acreditar que isso é real".


Historicamente, a lua azul era a terceira lua cheia que acontecia em um quarto do ano que houvesse quatro Luas Cheias. Normalmente, um quarto do ano tem 3 Luas Cheias. Sendo esses quartos de ano iniciados entre os dias 20 e 21 ou 21 e 22 de março, devido aos anos bissextos coincidente com a data de equinócio, que dão origem a estações do ano.

Um erro de publicação em época mais recente (1946) fez-se entender que a lua azul seria a segunda lua cheia que acontece-se em um mesmo mês. E mesmo depois de descoberto o erro, como é mais fácil de se entender essa definição do que a outra mais complicada, ficou mais difundida entre a população a segunda teoria. Vamos a ela:
“ O termo lua azul se refere comumente à segunda Lua Cheia que ocorre num mesmo mês. A freqüência de acontecimento, é de 1 vez a cada 2 anos ou 3 anos.”

INFLUÊNCIA DA ZONA DO TEMPO:

A Lua Cheia acontece simultaneamente para todos os países, mas nem o horário nem a data são iguais. Por exemplo: uma noite do dia 31 de agosto na Europa já é manhã do dia 1 de setembro na Nova Zelândia. Então se acontecesse uma Lua Azul no dia 31 de agosto para um país na Europa , não seria Lua Azul no dia primeiro na Nova Zelândia, que iria ocorrer no final do mês de setembro.


CURIOSIDADE:
As últimas luas azuis ocorreram em 31/05/2007 e ontem, 31/12/2009.

MSITICISMO:
É um momento fantástico para trabalhar o eu interior, a religiosidade, a intuição e potencializar os poderes psíquicos. Favorece ainda a prosperidade e a abundância como um todo. A Lua exerce incrível influência sobre nós uma vez que nosso corpo é constituído 70% de água e, essa influência atua no corpo emocional.Para comunhão com as forças do Universo, seguem 4 rituais para serem celebrados nesse dia:
MANDALA COM VELAS
BÊNÇÃOS PARA A PROSPERIDADE
BÊNÇÃOS PARA O AMOR
RITUAL EM GRUPO
No final do ritual a maçã deve ser colocada num vaso com flores naturais ou num jardim. Os pedidos queimados e as cinzas sopradas ao vento.


Fontes:
Wikipédia
e
http://somostodosum.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário