domingo, 11 de outubro de 2009

Turismo Cemiterial


O turismo em cemitério tem como foco principal a exploração do patrimônio artístico e arquitetônico; para isso, alguns cemitérios até foram transformados em cemitérios-museu. Um outro motivo que move o turismo cemiterial é a busca de personalidades, que mesmo depois de mortas continuam sendo veneradas (até mais do que quando estavam vivas).
Para poder conservar os mausoléus, no caso dos cemitérios-museu, a saída encontrada foi a mercantilização do espaço, ou seja, além de alguns eventos que são realizados o visitante é obrigado a pagar uma entrada. Outro que busca os cemitérios como fonte de pesquisa é o cemiteriólogo.

Os roteiros de Arte Cemiterial têm relação da produção artística com as crenças sociais e religiosas da época. Os cemitérios de Porto Alegre têm atraído grande público por possuir monumentos de grande relevância artística e por reunir túmulos de pessoas famosas, entre artistas e políticos importantes para o estado e para o país. Os antigos cemitérios da capital, verdadeiros museus ao ar livre, reúnem mais de 300 obras de arte produzidas, especialmente entre 1820 e 1940, por artistas europeus e locais. Esse impressionante acervo de estatuário e ornamentos fúnebres pode ser visto em túmulos de personagens notáveis da cidade e outros anônimos.


No goticismo clássico em que se adota o gosto por cemitérios, torna-se certo que estes locais podem nos dizer muita coisa sobre a cultura de um local, até mesmo sobre a religião e a variação da configuração econômica deste na linha do tempo.

Existem cemitérios que contém obras de arte de grandes escultores e pintores, que dificilmente se encontrariam em museus.

Os cemitérios me trazem um sentimento de paz, e até mesmo de reflexão sobre a vida. Por fim, o cemitério é “gótico” em essência, devido à concepção artística do mesmo e ao fato de não ter mudado muito do período medieval em relação a atual modernidade. Sei que muitos góticos clássicos também apreciam essas características, mas não necessariamente para ir namorar, conversar ou fazer algum tipo de ritual ou ponto de encontro no cemitério; certo que é um local de contemplação e que contém muita beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário