quinta-feira, 19 de março de 2009

Religião e simbolismo

"Assim como outros grupos sociais ou tribos, os góticos também são ricos
em simbolísmo e tem sua própria forma de demonstrar sua religiosidade."

O gótico/darkwave é uma subcultura laica, ou seja, não é integrada à qualquer religião. Alguns pensam que os góticos estão diretamente ligados à Wicca ou Satanismo, invariavelmente. Cada membro é livre para a es
colha de crenças em QUALQUER TIPO DE DEUS, porém, no gótico não se encontram pessoas dispostas a seguir religião que implique no apego a qualquer tipo de dogmas, principalmente os religiosos, regras onde se propõe o que deve vestir, ler, crer ou fazer.

Algum recurso de preâmbulo religioso é utilizado como temática, para músicas ou estética. Um crucifixo, por exemplo, pode, teatralmente, simbolizar a tortura (Crucio = tortura), pois a cruz foi cunhada em Roma, como instrumento para tal, antes mesmo do nascimento de Cristo. Outro engano freqüente é a ligação do estilo musical gótico com outro com o qual nunca teve nenhum contato, o "Gothic Metal". Acontece que o rótulo faz uma junção inaceitável (de puro marketing) entre duas subculturas diferentes. Mas para isso é preciso, primeiramente, conhecer o verdadeiro conceito musical e as verdadeiras raízes da cena gótica ou darkwave como seus membros gostam de chamá-la. Para saber mais Leia o artigo existente sobre Música Gótica (Gothic rock).


Texto original de Shadow's Angel e retirado da Wikipédia.
http://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%B3tico_(estilo_de_vida)

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. ola´ meu nome alexandre de manaus , então eu esta certo de minha opinão , meus amigos que diz serem satanista mais na verdade não sabe de nada. falam que eu sou um inpougado , por que ?
    curto o eslilo gotico , mais eles não me entendem , por q vou para reuniões das testemunhas de jeová
    sou gotico e tenho minhas crenças só Deus a de me julgar pelo que gosto ,mas acredito em meu DEUS ...
    É COMO VC DIZ (NÓS ESCOLHEMOS O PRÓPRIO DEUS E O MEU É JEOVÁ ... orgolho da musica gotica fazer parte da minha vida só deus pode me entender .

    orkut; alexandre_zoody@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. ola! me chamo wenderson.bom curto estilo gotico
    meus tenho pouco amigos(a)goticos ,mais a maioria diz pra me que seou louco,(é coisa diabolica)diz meus amigos não goticos. tenho varios gostos de estilo,me espelho no metal meu rock,um deles é o estilo gothic é a minha vida... sei q cada um crer em um deus e eu acredito em deus,o que não entendo é que todo dia me sinto triste e sozinho,faço de tudo pra ser feliz nessa vida o que encontro so é tristeza,mais a vida continua e vou lutando ,enquanto não chega a felicidade eu to aq ainda sofrendo.

    meu orkut.wendersondometal@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. cara gostei muito do texto q vc escreveu com isso estou mais ainda tranquilo com essa questão de crenças, pois eu curto muito o estilo Gótico e eu sou Cristão e eu sou congregado na Igreja Batista nova aliança da minha cidade q é em Linhares-ES e pelo que eu já pesquisei sobre o gótico e entendi é realmente isso ai q vc comentou, e eu queria deixar um recado para todos aqueles q são cristão para q continuem em Cristo e pesquisem sempre para tirarem suas duvidas uma boa idéia para provar para seus amigos q gótico não é satanismo é só mostrar esse texto q está no site.......
    Meu nome é André Felipe

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto do estilo Gótico, mas sei que tenho um motivo para isto, pois as pessoas que não conseguem ver nada de beleza em qualquer coisa que seja é porque tem em mente que a vida dura para sempre, mas a realidade é a vida é apenas o começo da odicéia de nossa trajetoria no universo, o que nos pode esperar pode ser algo terrivel, por isso as vezes eu prefiro imaginar que tudo está muito mal, e é ai que a coisas começam a ficar estranhas, o pensamento humano não é capaz de explicar o que nos abala para tal ponto as vezes me da vontade de me matar, mas eu penso que estamos aqui, e não estamos sozinhos, mesmo que o mundo me parece aborrecedor e por mais que eu possa odiar a maioria das pessoas, eu sei que sou capaz de amar e dar uma chance a isso, nisso me sustento, pois disse certa o filho de Deus: o mundo me aborrece, Jesus disse isto porque ninguém era capaz de dar valor as coisas que não fossem materiais, sempre presas em suas tarefas o obrigações, enquanto morriam e no pecado herddavam o inferno.

    ResponderExcluir
  6. rafel.a.m

    eu gosto do estilo gotico mas nãõ tenho motivos para gostar acho que voeis sao gente boas e nãõ oque todos pensãõ.

    ResponderExcluir
  7. eu gosto de voceis como sao e nao o que deicham de ser.

    ResponderExcluir
  8. Nossa quanto tempo que não venho aqui kkkkkk...
    Bom, quero deixar mais um pouco da minha opnião,
    "Bom, gótico cristão não é uma piada(assim digamos) a questão está em termos nossas escolha de crença, assim como alguns citaram acima. O interessante do gótico, não é que você nasce gótico e vai crescer gótico, o que acontece é que com os anos vamos crescendo e aprendendo, e o meio em que vivemos nos influência, com o tempo você acaba criando(ou fazendo) o seu próprio estilo, e chega um momento que você irá encontrar diversas tribos e em meio a elas você encontra o "gótico" e é onde você encontra uma familia, ou um grupo de individuos que o entendem e é onde você melhor consegue expressar o que você é!
    O gótico não é uma opressão, ou algo que irá ditar o que fazermos, e sim, uma liberdade para aqueles que assim se denominam(gótico). Uma liberdade de expressar os seus sentimentos, e tudo o que sente e faz, no entanto em uma forma bem 'inatural' para com a sociadade.

    Assim da mesma forma existem góticos que optaram serem, Ateus, Budistas, pagãos ou qualquer outro credo ou crença, e então por que não poderia ser 'cristão'?
    (isso é um pouco da minha opnião a respeito do assunto)

    ResponderExcluir