Goticismo: Fico só ou em grupo?
Existem duas formas de goticismo: a individual ou a forma grupal.
Na primeira através do isolamento, já que o gótico é normalmente um pesquisador que se encanta com os mistérios da vida, geralmente muito sensível, pouco comunicativo, é um incompreendido e desta forma fica no seu mundo naturalmente isolado de uma vida colorida e materialmente consumista ( já que estes valores não o atraem ). Os membros da família onde “o gótico nasceu”, são os que geralmente não aceitam o comportamento de um filho ou filha góticos, na medida em que os consideram psicóticos. Entretanto desajustamentos psicológicos são raros, pois a auto-mutilação e o suicídio também estão presentes entre indivíduos não góticos. Nem todo gótico é suicida, alcoólatra, masoquista dentre outras tendências destrutivas. A maioria dos góticos gosta da vida e absorve intensamente tudo o que a cerca; entretanto, discorda da indiferença e impessoalidade existentes nomeio social. Daí ser comum construir seu universo dentro do quarto.
A forma grupal, vem da associação de indivíduos de postura visualmente gótica, cujos pensamentos encontram alguma identidade entre seus componentes, e a esses grupos denominamos, modernamente, como tribo. A convivência gótica permite o rompimento deste caráter naturalmente intimista do ser gótico que busca o isolamento, pois ao encontrar seus iguais, o ser manifesta as suas características interiores para os demais membros da tribo e assim ganha expressão exterior mais rapidamente, na medida em que a repreensão ou discriminação é vetada por góticos. À propósito, essa característica herdaram do movimento dark, na tendência por detestar padrões de conduta que adotem cerceamento da liberdade do pensar.
Goticismo Tradicional e Neogoticismo:
O Goticismo Tradicional é muito mais uma forma de ver o mundo e interpretá-lo ante a sua sensibilidade. Álvarez de Azevedo, Goethe, Edgar Alan Poe, Augusto dos Anjos, Clarice Lispector dentre outros escritores deixaram bem claro a postura gótica de ver a vida. O pensar, o refletir a cerca do mundo exterior em contra-posição aos sentimentos próprios dão a tônica deste tipo, que era gótico muito mais por uma questão mental do que por uma demonstração externa e visual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário