sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A importância de Álvarez de Azevedo



Alguns escritores do Romantismo se posicionaram contra os valores racionalistas e materialistas da sociedade burguesa, se identificaram com um ambiente satânico, misterioso, de morte, sonho e loucura, criaram então uma literatura fantasiosa. Trata-se da literatura de tradição gótica.

Álvares de Azevedo introduziu na literatura brasileira elementos da tradição gótica, como a morte, o ambiente noturno, o amor, o vampirismo. Essa produção rompe com os valores da sociedade, pois apresenta um caráter marginal.
Há outros escritores que tiveram ligações com essa tendência, na Europa, Charles Baudelaire e Mallarmé, nos Estados Unidos, Edgar Allan Poe e no Brasil, Cruz e Sousa, Alphonsus de Guimaraens e Augusto dos Anjos.

As obras Noite na taverna (contos) e Macário (peça teatral) representam a produção gótico-romântica em prosa; ambas de Álvares de Azevedo.

UMA POESIA DO MESTRE:

Adeus, Meus Sonhos! (Álvares de Azevedo)

Adeus, meus sonhos, eu pranteio e morro!
Não levo da existência uma saudade!
E tanta vida que meu peito enchia
Morreu na minha triste mocidade!
Misérrimo! Votei meus pobres dias
À sina doida de um amor sem fruto,
E minh'alma na treva agora dorme
Como um olhar que a morte envolve em luto.
Que me resta, meu Deus?
Morra comigo
A estrela de meus cândidos amores,
Já não vejo no meu peito morto
Um punhado sequer de murchas flores!


Fontes:


http://www.brasilescola.com/literatura/a-literatura-tradicao-gotica.htm
e
http://www.aindamelhor.com/poesia/poesias07-alvares-azevedo.php

sábado, 23 de janeiro de 2010

Porfíria

Porfíria - Uma tese para a lenda do vampiro

Cientista e médico dermatologista belgo, Jean Goens foi o autor da tese baseada na seguinte frase:

"FATOS REAIS FORAM AUMENTADOS E DEFORMADOS PELA IMAGINAÇÃO POPULAR ATÉ SE TRANSFORMAREM EM LENDAS SINISTRAS".

Ele comprovou que esses seres monstruosos na verdade sofrem de uma doença denominada de PORFIRIA .

PORFIRIA segundo Goens é um desarranjo na síntese dos corantes vermelhos do sangue, e distúrbios mentais em que as pessoas passam a agir como animais e a ter comportamentos suspeitos, como busca do isolamento.

De acordo com outro pesquisador da doença, o professor da Escola Paulista de medicina de São Paulo o Sr. Kerbaury que durante 30 anos de medicina viu somente 06 casos da doença.

Ele completou o conceito de Goens: a PORFIRIA é um distúrbio na síntese do heme, um dos componentes da hemoglobina, responsável pela cor vermelha do sangue. O heme é formado por uma reação encadeada, onde há a participação de várias enzimas. Quando essa reação é interrompida aumentando ou diminuindo a produção de uma das enzimas do nosso organismo, surgindo então a doença.

CARACTERÍSTICAS
:
doença hereditária
oriunda geralmente de casamentos consanguineos
palidez extrema
lábios muito vermelhos
pele sensível ao sol
aumento da produção de pêlos
saliva e urina vermelhas
dentes deformados
mau hálito
lábios contraídos com os caninos expostos permanentemente
distúrbios nervosos
comportamento maníaco
crises oriundas da ingestão de alho, bebidas alcoólicas, analgésicos etc

TIPOS
:
Os tipos existentes são os mais variados. Um dos mais importantes é a PORPHYRIA CUTÂNEA TARDA que é a mais relacionada às histórias dos vampiros; tanto pode ser genética como pode ser resultado de uma cirrose hepática.

TRATAMENTO
:
O tratamento mais comum para a PORFIRIA é o controle por parte de médicos especializados dos sintomas, principalmente os nervosos, proibindo o consumo das substâncias que desencadeiam as crises. Outro tipo de tratamento é a sangria. Retirada de sangue do paciente em quantidades controladas. A sangria era realizada com muita frequência nos povos antigos, como por exemplo na famílias nobres dos Balcãs que compensavam esta retirada de sangue matando seus animais e chupando o sangue dos mesmos. Isto acontecia também nas tribos africanas.

FONTE:
http://educar.sc.usp.br/licenciatura/98/vampiros.html

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

LUA AZUL / Blue moon...

De acordo com alguns historiadores, o nome Lua Azul foi criado no século XVI, por algumas pessoas que ao observar a Lua, a viam azulada. Outras, no entanto, a percebiam cinza. Muitas discussões ocorreram até concluir-se que era impossível a Lua ser azul. Esse fato criou uma espécie de expressão lingüística, e "Lua Azul" passou a ser sinônimo de algo impossível ou difícil.

O primeiro registro sobre Lua Azul que se tem é de um panfleto escrito na língua inglesa que dizia assim :"If they say the moon is blue, we must believe that it is true". Algo como "Se eles dizem que a lua é azul, nós devemos acreditar que isso é real".


Historicamente, a lua azul era a terceira lua cheia que acontecia em um quarto do ano que houvesse quatro Luas Cheias. Normalmente, um quarto do ano tem 3 Luas Cheias. Sendo esses quartos de ano iniciados entre os dias 20 e 21 ou 21 e 22 de março, devido aos anos bissextos coincidente com a data de equinócio, que dão origem a estações do ano.

Um erro de publicação em época mais recente (1946) fez-se entender que a lua azul seria a segunda lua cheia que acontece-se em um mesmo mês. E mesmo depois de descoberto o erro, como é mais fácil de se entender essa definição do que a outra mais complicada, ficou mais difundida entre a população a segunda teoria. Vamos a ela:
“ O termo lua azul se refere comumente à segunda Lua Cheia que ocorre num mesmo mês. A freqüência de acontecimento, é de 1 vez a cada 2 anos ou 3 anos.”

INFLUÊNCIA DA ZONA DO TEMPO:

A Lua Cheia acontece simultaneamente para todos os países, mas nem o horário nem a data são iguais. Por exemplo: uma noite do dia 31 de agosto na Europa já é manhã do dia 1 de setembro na Nova Zelândia. Então se acontecesse uma Lua Azul no dia 31 de agosto para um país na Europa , não seria Lua Azul no dia primeiro na Nova Zelândia, que iria ocorrer no final do mês de setembro.


CURIOSIDADE:
As últimas luas azuis ocorreram em 31/05/2007 e ontem, 31/12/2009.

MSITICISMO:
É um momento fantástico para trabalhar o eu interior, a religiosidade, a intuição e potencializar os poderes psíquicos. Favorece ainda a prosperidade e a abundância como um todo. A Lua exerce incrível influência sobre nós uma vez que nosso corpo é constituído 70% de água e, essa influência atua no corpo emocional.Para comunhão com as forças do Universo, seguem 4 rituais para serem celebrados nesse dia:
MANDALA COM VELAS
BÊNÇÃOS PARA A PROSPERIDADE
BÊNÇÃOS PARA O AMOR
RITUAL EM GRUPO
No final do ritual a maçã deve ser colocada num vaso com flores naturais ou num jardim. Os pedidos queimados e as cinzas sopradas ao vento.


Fontes:
Wikipédia
e
http://somostodosum.ig.com.br